terça-feira, 22 de maio de 2012

Análise das pirâmides etárias do município de Pindaí das décadas 2000 / 2010



UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - CAMPUS XII - GUANAMBI
PROESP - PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
CURSO - GEOGRAFIA
COMPONENTE CURRICULAR – ATIVIDADE COMPLEMENTAR
PROFESSORA - NILCÉA CALMOM DOS SANTOS




POR:
ILÍDIA DE SOUZA SILVA
LEONOR GORETE SOARES AZEVEDO SILVA
MARIA DOLORES VEIGA PEREIRA
MÔNICA FERNANDES GOMES RODRIGUES
NILMA TEIXEIRA COTRIM DE SOUZA
RITA DE CÁSSIA MARTINHO FIGUEIREDO



ANÁLISE  DAS PIRÂMIDES ETÁRIAS  DO MUNICÍPIO DE PINDAI  DAS  DÉCADAS
2000 / 2010


Trabalho apresentado como requisito parcial      de Avaliação da Disciplina Atividade Complementar.

Professora Orientadora: Nilcéa Calmom dos Santos



GUANAMBI - BA
2011

JUSTIFICATIVA

A Pirâmide etária  é utilizada na representação gráfica da composição da população de um lugar em função da idade e sexo, em um determinado período. Neste trabalho, procuramos analisar as pirâmide etárias do município de Pindaí na década de 2000 e 2010, analisando superficialmente a evolução da população neste período, bem como as características etárias da população.


De acordo com a análise das pirâmides da população de Pindaí por sexo e idade, das décadas de 2000 / 2010, percebe-se evolução através da análise dos seus indicadores demográficos, as características da população em termos da sua estrutura etária.
Com a finalidade de planejamento econômico-social costuma-se dividir a população em três faixas etárias principais: jovem, adulta ou madura e velha ou senil. Essa divisão, porém, apresenta diferenças quanto aos intervalos de idade de acordo com a conveniência do país ou do organismo interessado.  A composição da população por idades é muito importante para se compreender e estudar a população de um país ou região, pois permite compreender se a população apresenta tendência para aumentar ou diminuir a partir da alteração dos números de jovens e idosos no município
Na pirâmide etária de dois mil do município de Pindaí-BA,  o numero de nascimento   de crianças  tanto do sexo masculino como feminino são equivalentes com pequena diferença e observa-se um real aumento na faixa etária dos cinco aos nove anos isso demonstra uma diminuição da mortalidade infantil, graças ás ações de parceria entre os agentes de saúde e as agentes da pastoral da criança.
Na década de 2010 observa-se na população de Pindaí certo equilíbrio na faixa etária de crianças e adolescente dos dez aos 14 anos tanto do sexo masculino com o percentual de 4,9 e feminino com 4,7, idade em que os mesmos estão cursando o Ensino Fundamental sob os cuidados da família. A pirâmide apresenta maior achatamento, tanto do sexo masculino como do sexo feminino, onde estão dependentes da família e freqüentando as escolas do município da educação Fundamental e a partir dos 15 aos vinte e nove anos em que concentra a força de trabalho, percebe-se uma um total equilíbrio da população feminina e pouco expressiva na diminuição na população masculina que ainda permanece dando continuidade aos estudos ingressando nas faculdades através de vestibular e dos Programas do governo federal tais como: ENEM, SISU e PROUNI. Sendo esta a população predominante do município.
Em linhas gerais, é perceptível na pirâmide etária de 2010 que o município de Pindaí não difere dos demais municípios pequenos do Brasil no que se refere a expectativa de vida da população, que vem aumentando, haja vista que na pirâmide de 2000 praticamente não se identifica pessoas com idade acima de 89 anos tanto do sexo masculino como do feminino e na pirâmide de 2010 já é possível perceber um pequeno numero de pessoas nessa faixa etária, sendo o número de mulheres um pouco mais expressivo, apesar de pequeno, o que significa que as mulheres apresentam maior resistência aos intempéries da vida.


Referências
DAMIANI, Amélia Luisa. População e Geografia. São Paulo: Contexto, 2006.
( Caminhos da Geografia)
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE- Censo de 2000 e 2010.



Nenhum comentário:

Postar um comentário